ADS 728x90

Cariocão 2010: 28 Anos depois, America é campeão no Maracanã.

Em 21 de Novembro de 1982, o America foi campeão do 2º Turno Carioca (até 1981 o campeonato era disputado em 3 Turnos) que naquele ano passou a ser chamado de Taça Rio.
Uma vitória de 4 x 2 sobre o Fluminense e a volta olímpica dos comandados de Edu Coimbra (campeão da Taça Guanabara de 74 com a camisa 10 do clube), representariam a última alegria do clube no 'maior do mundo'. Depois disso, somente fracassos (como a tentativa 'frustrada com o empate diante do São Paulo em casa' de ir as finais do Brasileirão de 1986 diante do Guarani de Campinas) e - combinado com o 'rebaixamento na caneta em 1987' feito pelo "clube dos treze" (mesmo com o 3º lugar no Brasileirão) - o America começou a cair por si mesmo. Sua politica interna (grupelhos brigando eternamente pelo poder do clube) foi empurrando o clube ladeira abaixo.
Assim como a CBF, a Federação Carioca (comandada por Eduardo Torcedor Fanático do Americano de Campos Caixa D'água Viana) também fez questão de contribuir. Aos outros tudo e ao America nada. Tabelas 'desfavorecidas', arbitragens não tão 'imparciais' e 'combinações estranhas' de resultados completaram o 'cardápio' da tragédia: O America 'foi' rebaixado (depois de não conseguir subir da Série C para a Série B Nacional em 2007) para a Segunda Divisão Carioca em 2008.
O America foi ao fundo do poço. Respirava por aparelhos. Sobrou para a torcida. Ela desceu das arquibancadas e trabalhou o caminho da volta.
Grupos de trabalhos foram construindo o resgate do clube. Dentro e fora de campo. Parcerias foram construídas e Romário (Americano ao lado do pai, deste os tempos do 'Estadinho' do Andarai) arregaçou as mangas para a 'volta'. O clube ficou mais de um ano sem jogar. Como 'ser' do futebol assim? A triste realidade da ausência de um calendário mínimo. A realidade da grande maioria dos clubes Brasileiros, ao America poderia ser fatal.
Dentro de campo e 'contra tudo e contra todos', o Diabo conquistou a Segundona Carioca de 2009 e 'espantou' os favoritos (Olaria e Sendas) desenhados pela mídia esportiva que 'acompanhava' a competição. Alívio. O America começava a sair da UTI.
Veio o Cariocão e a performance na Taça Guanabara não foi a esperada. Já na Taça Rio, "combinações" de resultados e "arbitragens não tão imparciais quanto devessem ser" não deixaram o América ir as finais. Como 'sobra', garantiu a vaga (última disponível para o estado) na Série D Nacional. Sobrou ainda, a Taça João Ellis Filho, disputada pelos 3º e 4º colocados de cada grupo da Taça Rio. Uma goleada (jogando em seu Estádio) por 3 x 1 sobre o Boavista, encaminhou o Diabo de Campos Sales para a final (diante do Macaé) no Maracanã (na preliminar de Botafogo x Flamengo no último Domingo). Nova goleada (4 x2) e o Troféu de Campeão para o America.
Prêmio de consolação para quem 'de novo' morreu (ou foi morto) na praia? Confirmação de que o clube voltou a SER do futebol e segue seu caminho de reconquista do espaço 'perdido' em 1987? O tempo e as próximas competições responderão a esta dúvida. Que neste 22 de Abril 'do descobrimento do Brasil', que é vermelho como a resina do Pau-Brasil e também vermelho como a América de Vespúcio, o America descubra que pode mais. Muito Mais.
Enquanto isso, a torcida continuará cantando o hino do clube "Hei de torcer, torcer, torcer...".
Especial
Silvio Kohler
Veja o vídeo da conquista Americana em:
http://www.fferj.com.br/2009/noticias/index.asp?idnoticia=4034
Fotos: Álbum America (recebido de Stefano Salles - Futrio)

Postar um comentário

1 Comentários

Marcelo J disse…
Sorte ao America e que ele volte a seu lugar na elite do futebol. E Roberto é o goleiro heim?