ADS 728x90

Especial 1 - America 108 Anos de Amor.

18 de Setembro de 1904.
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, o America (sem acento) Football Club. Foi grande. Criou. Inovou. Venceu. O America tinha lideranças que o levaram a conquistas histĂ³ricas, nos "tempos romĂ¢nticos" do futebol. Os fundadores, Belfort Duarte e Placido Monsores entre outros, sĂ£o sempre lembrados.
Com o Vasco e no "clĂ¡ssico da paz" unificou o futebol carioca na dĂ©cada de 30.
Na dĂ©cada de 40, tornou-se (pelas mĂ£os do cartunista Argentino Molas) o "Diabo" do futebol Carioca. Assustava e era temido. SĂ£o 7 tĂ­tulos cariocas. Participações no Rio-SĂ£o Paulo, Taça de Prata, RobertĂ£o.
Entre os 40 jogadores do Tri Mundial no MĂ©xico em 1970, 3 eram do America: O zagueiro Alex, o lateral esquerdo ZĂ© Carlos e o meia Edu. Fizeram parte das "feras do Saldanha" (JoĂ£o Saldanha, o Treinador que classificou o Brasil para a copa e depois, foi substituĂ­do por Zagallo).
De 1971 atĂ© 1986, participou do Campeonato Brasileiro da 1ª DivisĂ£o.
Em 1987, o golpe:  Mesmo como 3º colocado no ano anterior, foi "rebaixado" (pelo "clube dos treze") da 1ª DivisĂ£o Nacional em 1987.  Em 1988 e "em cima da hora" foi trazido "de volta". Sem planejamento, "caiu" dentro de campo. Para nunca mais voltar.  Mesmo assim, ocupa em 2012 a 45ª posiĂ§Ă£o (com 478 pontos) no Ranking Oficial de Clubes da CBF. NĂ£o Ă© pouco. EstĂ¡ (ainda) a frente de clubes como AtlĂ©tico Goianiense, ABC, Brasiliense, Caxias-RS, etc...
Aliado ao "descaso" dos demais "irmĂ£os grandes" a politica interna do America jĂ¡ o vinha matando lentamente. Grupelhos "brigando" eternamente pelo poder. Quem o conquistava, era atacado sistematicamente por quem o desejava: era a eterna prĂ¡tica do "quanto pior! melhor".  Pobre America.
"Cada vez mais Ameriquinha" foi o tĂ­tulo de uma reportagem do Jornalista e "Americanissimo" JosĂ© Trajano para a Revista Placar em 1972.  A frase continua "atualĂ­ssima".
Na dĂ©cada de 80 e sem lideranças que o mantivessem no rumo vencedor do passado, o America [que jĂ¡ tinha destruĂ­do seu belo estĂ¡dio na Rua Campos Salles para 25.000 pessoas(inaugurado em 1954) para "construir" sua nova sede social], vendeu o EstĂ¡dio Wolney Braune (hoje Shopping Iguatemi) no AndaraĂ­.
O futebol Americano ( a letra F da sigla AFC) ficou pĂ¡ria. Rodou por diversos estĂ¡dios e inclusive, foi para NiterĂ³i (EstĂ¡dio Caio Martins). Somente em 2000 e inclusive com a "venda" de sua participaĂ§Ă£o no Iguatemi, o America "inaugurou" seu EstĂ¡dio em Edson Passos (distrito de Mesquita) na Baixada Fluminense.  O Clube Carioca e Tijucano "atirou" em seu pĂ© mais uma vez. Fugiu de suas origens e de sua torcida. Passou a "tentar" recriar-se na baixada.  Com isso, o processo de morte do America sĂ³ ganhou força.
Em 2008, um tiro no "coraĂ§Ă£o do Diabo": Foi rebaixado para a 2ª DivisĂ£o Estadual. Voltou em 2010 e "caiu" novamente em 2011. O futebol do America agoniza. Pede socorro. Faltam lideranças, dizem alguns. Falta profissionalismo, dizem outros.
Para o ex-zagueiro Alex (eleito para a seleĂ§Ă£o do centenĂ¡rio do clube em 2004), Ă­dolo e exemplo de amor ao clube, a soluĂ§Ă£o Ă© simples. " É sĂ³ seguir o hino do clube que diz .. fabricamos aos montes aos dez.... O America sempre foi bem revelando jogadores. Com seu futebol de base forte, o clube vendia revelações, fazia caixa e montava bons times. NĂ£o existe outro caminho para o clube, fora este. Qual a Ăºltima revelaĂ§Ă£o do America? Quanto o clube ganhou?".
A sofrida e amargurada, mas fiel e apaixonada Torcida Americana, resiste. Acredita que "tudo pode mudar".  A partir da uniĂ£o (como diz seu hino ao final .. America unidos vencerĂ¡s...) de todos os Americanos.
Por enquanto, Ă© esperar. Apreciando um 'grĂ£o' (no link do jovem Americano Gabriel Sawaf de Curitiba) de um America grande, cada vez mais distante:
Veja no link:

http://www.youtube.com/watch?v=d03kUVnao4M&feature=related

Alex e Silvio: "Base forte, America forte".

Postar um comentĂ¡rio

1 ComentĂ¡rios

Paulinho disse…
Deus salve o America Silvio