ADS 728x90

Copa Santa Catarina 2009: Mas como será?

Em 2008, para conseguir o número mínimo exigido pela CBF para que a Copa Santa Catarina "desse" uma vaga para a Série D 2009, foi preciso um "esforço" da Federação Catarinense de Futebol para conseguir este número de inscrições.
No Grupo A por exemplo, somente o Metropolitano estava "preparado" para a disputa. O Avai-B entrou para c0mpletar o Grupo que também teve o Brusque "Patinho Feio" (Campeão da Divisão Especial e "convidado" especial) que acabou se tornando o "Cisne" ao conquistar o título em plena Arena de Joinville diante do JEC.
No Grupo B, dois interessados diretos na vaga da Série D: Chapecoense (que acabaria conquistado sua vaga através do Catarinão de 2009) e o Joinville "louco de vontade" de voltar para as competições nacionais em sua ARENA. Completando o Grupo, o "cheio de problemas" Cidade Azul (que em 2009 se tornaria Atlético Tubarão antes do Catarinão e depois, acabaria rebaixado como último colocado ao final do mesmo).
A realização da Copa Santa Catarina de 2008 ou "Copinha" como alguns tem chamado, "salvou" um outro clube que "torcia" e muito para que ela se realizasse. Falamos do Atlético Hermann Aichinger de Ibirama, punido com a ausência obrigatória "uma competição" pelo jogo do "cai-cai" com o Avai no Campeonato Catarinense do ano passado. O "Capeta do Alto Vale" ficaria fora do Catarinão deste ano caso a "Copinha" não tivesse sido realizada. Ufa! Que sorte.
Em 2009 como será a Copa Santa Catarina? Não sabemos, mas como ela poderá "dar" uma vaga para a Série D de 2010, alguns interessados deverão aparecer para que ela seja realizada e tenha "pelo menos" seis clubes.
O Joinville e o Metropolitano de Blumenau são dois interessados. E quem mais? O Atlético Hermann Aichinger "poderia" ter interesse mas, não se comenta isso no Alto Vale.
Avai na Série A, Figueirense na Série B e Marcilio Dias e Criciuma na Série C não teriam (a principio) razões para disputa-la. A não ser que - tal qual o Avai ano passado - fossem "montar uma Equipe B" para ser Campeão e disputar a Recopa Sul-Brasileira e assim, dar ritmo aos jogadores não aproveitados em seus Times A.
Chapecoense e Brusque (que disputarão a Série D deste ano) poderão ter interesse em disputar caso não se "deem" bem neste ano e sejam desclassificados nas fases iniciais. O Atlético Tubarão (rebaixado este ano) não deverá "ter interesse" uma vez que arrastou-se (com dificuldades financeiras) para chegar ao final do Catarinão. Suas equipes de base (Junior e Juvenil) são sacos de pancadas nos Estaduais de ambas as categorias, ora em disputa.
Complicado não? Bem! Este ano subirão dois (campeão e vice) da Divisão Especial para a Divisão Principal. Se (como feito ano passado com o Brusque) forem convidados para a "festa" quem sabe não possam participar? Dependerá é claro, dos "apertos" necessários no calendário.
Poderia ser pior? sim. Acredite nisso, já que; a Resoluçao nº 79/2008 da FCF (de 09/12/2008) firma o intervalo entre Maio a Novembro para a disputa da Copinha. Mais que isso: Que a Recopa Sul Brasileira (com os campeões das Copas do RS, SC, PR e SP) deverá ser disputada ente 4 a 6 de Dezembro de 2009 em São Paulo.
Quer mais? No Paraná, por falta de interessados, a Federação Paranaense já informou que a Copa Paraná não será realizada. Agiu rápido a Fpf. Só não decidiu ainda, como indicará as vagas que a "Copinha" concedia ao campeão e vice da mesma nas Araucárias, para a Série D de 2010 e Copa do Brasil de 2011.
Esse é o nosso futebol Brasileiro. Planejamento? Calendário? Hum.....

Postar um comentário

4 Comentários

Anônimo disse…
nao deixem o Bruscão participar senão vai dar nois de novo hehehe
Marcio R. Pereira disse…
quando é que irão planejar o futebol catarinense? os clubes é que tem tomar a inicitiva e começar a decidir suas vidas.
Anônimo disse…
Brusque ?? Nunca mais ganha alguma coisa do jeito que ganhou a Copa SC.....Mais incopetência de Metropolitano, Chapecoense e Joinville do que outra coisa.....
Unknown disse…
o brusque em 2009 nao tera time para ganhar do joinville