ADS 728x90

America! 111 Anos de Amor e Paixão.

Em 18 de Setembro, o América Football Club do Rio de Janeiro completou 111 Anos de vida.  O Diabo Rubro já foi grande. São 7 títulos de campeão carioca e participação na 1ª Divisão Nacional até 1986 quando foi 3º colocado. Derrubado 'na caneta' pelo 'Clube dos Treze', o América não aceitou disputar a Segunda Divisão em 1987. Era o futebol rubro 'ladeira abaixo'. Depois disso, apenas alguns lampejos. Em 2000, 'quase' a passagem do Módulo Amarelo [vencendo inclusive ao São Caetano(que seria vice-campeão ao final da competição sendo derrotado pelo Vasco da Gama) em 24/09 por 3 x 2 em seu estádio em Edson Passos]  para as 'Oitavas' da "Copa João Havelange".
Muito desse fracasso e de outros do futebol rubro, pode ser creditado a sua politica interna. "Grupelhos" se digladiando pelo poder, quando não, se revezando no exercício do mesmo. A politica do "quanto pior melhor" por décadas tem contribuído para a decadência do futebol, representado pela letra "F" no escudo do clube. Em 2006, a boa campanha na Taça Guanabara foi 'fechada' com derrota questionadíssima ( 1 x 3 após sair na frente com gol de Robert e não receber a marcação de penalidade do goleiro Max do Botafogo sobre o atacante Cris) para o Botafogo. Com tudo isso, o America continuou. Continua grande no coração de seus torcedores.
Apaixonados e resistentes, seus torcedores empurraram(foto) o time(mescla de veteranos como o meia Leo Rocha, os atacantes Abedi, Jean e Somalia com jovens jogadores em busca de sucesso) para a conquista do Campeonato Carioca da Segunda Divisão deste ano. O "craque" do time cantado em verso e prosa pela torcida, jogou muito; mas fora de campo. Trata-se de Leo Barros Almada, Diretor de Futebol no tempo em que o clube mandava seus jogos no Maracanã e que jogara "de igual para igual" com os outros grandes cariocas, Leo assumiu a Presidência do Clube. Sem patrocínios e "carregado" de dividas, Leo Almada "chamou a responsabilidade" para si e bancou o futebol.  Foi o herói da conquista.
Em 2016, o America irá disputar o Campeonato Carioca da 1ª Divisão, depois de ter sido rebaixado em 2011. O último jogo do 'Diabo' na Primeirona Carioca foi em 8 de Abril diante do Botafogo. O mando foi do America e o jogo(clássico do passado do futebol carioca) foi em São Januário. Vitória do Botafogo por
3 x 1, com o veterano Bruno Reis anotando aos 45' do 2º tempo, o gol de honra Rubro.
Depois da conquista da Segundona Carioca 2015, o 'Diabo' encontrou ainda, oportunidade de voltar a competições nacionais, via Copa Rio. O clube é lider do Grupo C da 1ª Fase da competição.  O Campeão poderá escolher entre uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil de 2016. O Vice-campeão ficará com a opção não exercida pelo campeão.  A última competição nacional disputada pelos Rubros foi em 2010. Ao ceder o empate ao Uberaba(em seu 'Estádio do América' em Edson Passos) na última rodada da 1ª Fase no Grupo A-7, veio a desclassificação precoce. Foi em 22 de Agosto de 2010, o último jogo oficial do America em uma competição nacional. Fabiano marcou o gol para o America e Ivonaldo empatou para o 'Zebu' Mineiro. Com o empate, o America ficou em 3º lugar(10 pontos), atrás de Uberaba(13) e Rio Branco-ES(10). O Camaçari ficou com a lanterna com apenas 1 ponto.
Sofrido e amargurado, o Torcedor Americano segue nas arquibancadas. Na esperança de que possam voltar os "bons tempos" do passado, cada vez mais distantes. E continua cantando "Hei de torcer, torcer, torcer...até morrer".
Foto: Raffa Tamburni-AFC
America em campo na Segundona Carioca.

Postar um comentário

1 Comentários

Marcelo disse…
Bom ter o America de volta Silvio.