ADS 728x90

CBF Série D muda para 2013.

O Campeonato Brasileiro da Série D,  a 'Quartona' Brasileira; teve sua primeira edição em 2009. Naquele ano, foram 40 clubes divididos em 10 Grupos. Neles os dois melhores seguiram para as fases de mata-matas.  No ano seguinte, esse formato foi mantido.
Nos dois últimos anos, os clubes foram divididos em 8 Grupos, com os dois melhores seguindo para as fases de mata-matas também.
Para 2013, nova mudança.
Para 'melhorar' a competição, ela se aproximará do modelo da Série C. Assim, terá a quantidade de participantes diminuída. Em 2013 serão apenas 32 participantes. 8 vagas a menos portanto, para os pequenos clubes tentarem a "sorte grande" de subirem, na difícil "escada" do sucesso do futebol nacional.
Os 32 clubes serão divididos em 4 Grupos e seguindo uma ordem regional..  Cada estado terá somente 1 participante e a estes, serão adicionados os quatro rebaixados (Tupi de Juiz de Fora-MG, Santo André-SP, Guarany de Sobral-CE e Salgueiro-PE ) e ainda, o Cianorte Paranaense, 5º colocado ao final da 'Quartona' 2012.
No Amazonas o Nacional, no Tocantins o Gurupi e no Mato Grosso do Sul o Águia Negra, já garantiram (como campões dos torneios estaduais) suas vagas.   Falta ainda, a definição para 24 participantes (de 23 Estados e do Distrito Federal).
Veja abaixo, a relação de todos os campeões da 'Quartona' Brasileira.
2009 - São Raimundo de Santarém  (Pará)
2010 - Guarany de Sobral (Ceará)
2011 - Tupi de Juiz de Fora (Minas Gerais)
2012 - Sampaio Corrêa de São Luis (Maranhão)
Foto: Blog História dos Clubes Nacionais
São Raimudo, a 'Pantera' de Santarém - Campeão Série D 2009

Postar um comentário

0 Comentários