ADS 728x90

Será que aprenderam?

Assinar sem ler, pode dar problema. Como já divulgamos aqui em Stadion, assinar regulamento de campeonato, taça, torneio etç... sem ler bem lido, pode dar um problemão.
Foi o que aconteceu com o Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da 1ª Divisão (Série Ouro) deste ano. O Artigo 9º (leia novamente abaixo) ofereceu de 'mão beijada' o mando de todos os jogos da Segunda (decisiva) fase da competição ao Atlético Paranaense ou seja, jogou todos os sete jogos (oito clubes se classificaram na 1ª Fase) em seu estádio Joaquim Américo-ARENA. O Atlético acabou conquistando a competição. Na ordem, o 2º colocado da 1ª Fase (o Coritiba) jogou seis jogos em seu estádio Couto Pereira. Quem esbravejou muito e ficou no prejuizo, foi o Paranavaí. Classificou-se na 8ª posição na 1ª Fase e assim, jogou todos os setes jogos fora de seu estádio Waldemiro Wagner. Azar do 'Vermelhinho' Paranaense? Claro que não. No mínimo, falta de atenção. Ou não?
E tem mais. O Estatuto do Torcedor não permite mudança no Regulamento de uma competição de um ano para outro ou seja, o Regulamento uma vez aprovado; deve ser SEGUIDO por no mínimo, duas edições da competição.
Os 14 clubes participantes da edição de 2010 e com apoio da Federação Paranaense de Futebol, tentaram recurso junto ao STJD, mas foi em vão. Assim sendo, não adianta ninguem chorar ou seja, em 2010 no Campeonato Paranaense de Futebol da 1ª Divisão (Série Ouro) haverá novamente o SUPERMANDO. Será que o torcedor de Paranavaí não foi prejudicado este ano? E em 2010, quem será o 8º clube classificado? Se for o pequeno Engenheiro Beltrão do distante interior Paranaense por exemplo, haja folego para suportar o prejuizo. Sem contar é claro, com a impossibilidade de seus torcedores poderem assistir pelo menos 1 jogo, em seu estádio e em sua cidade. É preciso mudar muita coisa no futebol Brasileiro.
"" Art. 9º - Na segunda fase do CAMPEONATO, as 8 (oito) EPD classificadas se enfrentam em turno único, com mando de campo da EPD que teve melhor classificação geral na fase anterior do CAMPEONATO.
Parágrafo único - Todas as EPD iniciam a segunda fase com pontos zerados, excetuando-se a EPD melhor classificada na primeira fase, que inicia a segunda fase com 2 (dois) pontos, e a segunda EPD melhor classificada na primeira fase, que inicia a segunda fase com 1 (um) ponto.
""

Postar um comentário

2 Comentários

Rodrigo Santos disse…
Caro Silvio, eu acho que isso não justifica.

O Catarinense mudou de regulamento no ano passado (com quadrangular final) e mudou novamente para 2010, com finais de turno e tudo o mais.

Se aqui mudou, lá tambem deveria mudar.

Um grande abraço ao amigo e um Feliz 2010!!!!
Silvio Kohler disse…
Rodrigo!
Pode ter a mudança SE ouver o cumprimento do ITEM I do Paragráfo 5º do Artigo 9º do Capitulo III do Estatuto do Torcedor. Lá não fizerma isso então... dançaram. Alias, teve de tudo, até clube fora da Segunda Fase querendo anular o campeonato por conta do regulamento que aquele clube aprovou. Se aprovou, leia antes de assinar.
Abraço do Silvio