ADS 728x90

Parabéns pra voce...Portuguesa Carioca.

Foto: Blog Aline Farias - Lusinha na Segundona Carioca e em seu Estádio Luso Brasileiro
Foto: AJS - Portuguesa na Europa em 1956 e com vitória sobre o Real Madrid
"Salve salve a Portuguesa,
Com certeza,
Portuguesa Carioca
Me fascina, me domina
No peito se coloca,
O rubro verde é minha sina
Quero torcer, torcer..."
Este é parte do hino da Portuguesa Carioca. Com 2 pontos, ela está na 278ª posição no Ranking Oficil de Clubes de Futebol Profissional Brasileiro. A modesta posição no entanto, não mostra a história e a contribuição ao futebol, da Associação Atlética Portuguesa da Ilha do Governador. A Lusinha Carioca, como é conhecida, foi fundada em 17 de Dezembro de 1924.
Entre os feitos, vale registrar uma excursão a Europa em 1956, quando jogou contra os Dínamos (de Moscou e Tiblissi) e - acreditem - venceu ao Real Madrid ( 2 x 1 com dois gols de Miguel ) em pleno Estádio Santiago Bernabeu. Após o jogo, os dirigentes merengues mostraram interesse em contratar o ponta esquerda Escurinho, que já contava então; com 39 anos. Os Espanhois então, desistiram quando souberam a sua idade.
Seu estádio (Luso Brasileiro) foi construido em terreno comprado junto ao Joquei Clube Guanabara e onde era o antigo Hipodromo da Ilha da Governador. Quando da aquisição, a capacidade era 30.000 pessoas. Bem menos modesto que os atuais 6.000 lugares. Paulo Autuori (que começou no America) trabalhou na Comissão Técnica da Portuguesa em 1977.
O clube é protagonista de alguns casos que entraram para a história e o folclore do futebol brasileiro. Em 1964, quando o folclórico técnico Gentil Cardoso era o treinador, garantiu que seu clube na seria rebaixado: “Vai dar o que não dá no jogo do bicho. Vai dar zebra”, profetizou. Aconteceu. A Lusa permaneceu na Primeira Divisão e a expressão caiu no vocabulário popular e o animal foi adotado como mascote do clube da Ilha.
Distante da 1ª Divisão Carioca, a Lusa terminou a Segunda Divisão deste ano na 9ª posição final. Prepara-se agora, para a disputa da Segunda Divisão de 2010, que começará já no mês de Fevereiro.
A Lusinha está comemorando hoje, 85 anos de vida. Resta aos seus torcedores, torcer, torcer...

Postar um comentário

0 Comentários