ADS 728x90

Coluna Stadion de 23/12/2009 - Jornal A Voz da Razão.


Verdade.
Pontos corridos combinam sim, com justiça (o melhor é o campeão), com emoção (em todas as rodadas) e ainda; com êxito financeiro. Em 2002 (último ano da fórmula do mata-mata) a média de publico foi de 12.900. Em 2009 com a formula dos pontos corridos, a média foi de 17.900. Os pontos corridos não devem ser 'matados' mas sim, aperfeiçoados com mudanças simples e necessárias.
Melhor ainda.
Stadion sugere duas mudanças para melhorar a fórmula dos pontos corridos. Primeira: Grandes clássicos devem ser jogados em grandes estádios. Segunda: Jogos somente nos finais de semana. Durante a semana, o calendário deve ser para as copas (Brasil, Regionais) e outras competições(Taças e Torneios). A competição Top of line (o Campeonato Brasileiro) deve ter sempre o melhor calendário. Certeza de mais publico nos estádios.
Calendário I - Dois times.
Depois da conquistar a Copa do Brasil e 'desistir' do Campeonato Brasileiro, o Corinthians irá "formar 2 times" em 2010. Um para a Copa Libertadores. Outro para o Paulistão. Depois, ambos se encontrarão para amenizar a média de jogos/ano por jogador. Como sempre, os clubes campeões tem sido "punidos" por suas conquistas. Deveriam ser premiados com a verticalização dos calendários e competições. Isso no entanto, é utopia. Por enquanto.
Calendário II - La vem eles.
Espremidos no inicio da temporada, os campeonatos estaduais resistem. Os grandes clubes, os utilizam como laboratório para as competições nacionais. Já os clubes médios e pequenos, tem neles, a melhor fatia de seus calendários. O torcedor é claro, se desdobra para assistir jogos em dias e horários que não "são do futebol". Até quando?
Simplicidade.
Andrade no Flamengo, Cuca no Fluminense, Silas no Avai e Dorival Junior no Vasco. Exemplos de que o futebol não precisa ser 'inventado' a cada jogo mas sim, continuado com simplicidade. Da turma da 'área técnica' são os grandes vencedores ao final da temporada.
Diferente.
O Joinville não paga para jogar na "ARENA Joinville" e nem a Chapecoense paga para jogar na "ARENA Chapecó". O que o Metropolitano paga de aluguel ao Sesi, é suficiente para contratar um jogador diferenciado. Em Blumenau, é difícil fazer futebol.
Empregados.
Os jovens Bruno, Vanberto, Leandro e Maurinho emprestados ao Atlético de Ibirama. Jonathas para o Brusque e Dida negociando propostas. O XV de Outubro de Indaial mostrou que time bom pode ser feito em casa.
Amador.
Vencedor do Regional da Liga Pomerodense, o Vera Cruz/Passo Manso (foto) venceu também, a Liga Blumenauense com a conquista da Copa Vale Europeu 2009 de Futebol Amador Regional. Fechou o ano, como o grande vencedor do futebol amador regional, ao derrotar o Ferroviário de Itajai ( 1 x 0 e 3 x 2) nas finais da competição.
Feliz Natal e Feliz Ano Novo.
"Acreditar em algo e não o viver é desonesto". Mahatma Gandhi

Postar um comentário

1 Comentários

Celso DSantos disse…
Parabéns pela nota sobre o futebol de Blumenau, quem sabe um dia tenhamos um grande clube sem depender dos que torcem contra e dos que ignoram o esforço dos que insisitem em fazer futebol na cidade.