ADS 728x90

Especial: Parabéns America - 107 Anos.

Mesmo como 3º classificado do Campeonato Brasileiro de 1986 (do qual o São Paulo foi Campeão e o Guarani de Campinas Vice), o América foi "excluído" no ano seguinte da 1ª Divisão Brasileira, pela "força" do 'clube dos 13', que passaram a "comandar" a principal competição do futebol Brasileiro. O America não aceitou e ficou parado em 1987. Sem jogar, a saúde financeira do clube(sempre debilitada) ficou pior ainda. Em 1988, o clube foi "em cima da hora", "convidado" a disputar novamente a primeira divisão. Ai então, veio a "queda" dentro de campo.
Como 24º e último classificado do Campeonato Brasileiro de de 1988 o America (assim mesmo, sem acento no "E" conforme reza seu estatuto) Football Club do Rio de Janeiro foi rebaixado para a 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro. Passou a lutar para voltar, ao seu lugar, na elite do futebol nacional.
Em 2000 o 'último lampejo' em uma competição nacional. O Diabo Rubro (como foi batizado ainda na década de 40 pelo cartunista argentino Molas) começou bem o Módulo Amarelo da Copa João Havelange. Chegou a vencer ao São Caetano(que seria vice-campeão ao ser derrotado pelo Vasco nas finais tumultuadas pelos desastres com torcedores em São Januário) por 3 x 2 no Estádio do America em Mesquita. Na reta final do Modulo Amarelo no entanto (estrangulado pela sua sempre caótica politica interna), o America 'morreu na praia' e ficou em 12º lugar entre os 18 participantes. No ano seguinte, participou da Série C e depois da Série D, a 4ª Divisão Nacional.
Em 2011, sequer para a 4ª Divisão Nacional o America conseguiu vaga via Campeonato Carioca da 1ª Divisão. Pior que isso, foi novamente (em 2008 foi rebaixado pela 1ª vez desde 1904) para a 2ª Divisão do futebol estadual.
Com tudo isso, com tanta desgraça e vivendo literalmente no inferno das divisões secundárias do futebol Brasileiro pois mais de 20 anos, o America está bem posicionado nos Rankings Oficiais da CBF e da FERJ. Na CBF ele é o 45º clube classificado com 478 pontos. No Rio de Janeiro, com 7 títulos estaduais, é o 5º clube ranqueado, embora seu último campeonato tenha sido conquistado em 1960.
Em 2006, o último brilho no campeonato estadual. Foi vice-campeão(foto) da Taça Guanabara. Perdeu o título para o Botafogo de 'virada'. Abriu o placar com Robert e poderia ainda na etapa inicial, matar o jogo. Um penalti clarissimo no atacante Cris (cometido pelo goleiro do Botafogo) não assinalado pelo árbitro William Souza Nery, foi determinante para a 'definição do resultado' do jogo. Na etapa final, o Mecao 'sofreu' a virada do Botafogo. A torcida do America naquele dia (foto) compareceu em peso ao Maracanã. Não viu seu time ser campeão. Mais uma vez "mataram" o America na praia.
O America jogou ontem a tarde em seu 'Estádio do America' em Mesquita na Baixada Fluminense. Empatou em 3 gols com o Nova Iguaçu, pela 3ª Rodada da Capa Rio 2011. Em 2012 disputará a Segunda Divisão Carioca. Competições secundárias do futebol estadual do Rio de Janeiro. O America voltará ao brilhar? Sua sofrida e apaixonada torcida acredita que sim. Resiste. Acredita. E acredita cantando nos estádios ""Hei de Torcer, torcer, torcer, Hei de torcer até morrer, morrer, morrer"".
Parabéns America pelos seus 107 Anos. Você sempre será grande e eterno em nossos corações.
Silvio Kohler
Fotos: Arquivo Torcida Americana

Postar um comentário

1 Comentários

Danilo Gonçalves disse…
Caro Silvio Americano, parabens ao seu America e ao nosso America. Que ele volte a ser grande logo.