ADS 728x90

Div.Acesso: Categorias de Base: Obrigação ou oportunidade?

Pelas Categorias Juvenil e Júnior da Divisão de Acesso Catarinense, a bola já está rolando desde o dia 3 de Julho. Veja onde alguns clubes estão mandando (pelo menos em suas categorias de base) os jogos:
Clubes do Grupo A:
NEC - Estádio Municipal Vereador Ruy Comarella (Município de Correia Pinto)
Blumenauense - Estádio Luis B Olsen (Município de Rio Negrinho)
Oeste de Chapecó - Estádio Belvedere (Município de Chapecó)
Caçador - Estádio Macieirão(Município de Fraiburgo) e Estádio Carlos Alberto da Costa Neves(Caçador)
Clube do Grupo B:
Maga - Estádio Hermann Weege (da Sociedade Esportiva Floresta no Município de Pomerode)
Caxias de Joinville - CT da SEI-Sociedade Esportiva Irineu (Município de Joinville)
Pinheiros - Sua estreia (fora diante do Operário) consta como cancelada. Na 2ª Rodada, cumpriu folga. Na 3ª "como mandante", jogou diante do Guarani no campo do Cruzeiro do Sul (Bairro Cubatão) em Palhoça(cidade sede do Guarani). Na 4ª rodada (jogo diante do Caxias em Joinville), ainda não foi informado o resultado no site da Federação. No Sábado (31/07), receberá a Maga. Onde?
Operário - Os três primeiros jogos no Turno (conforme tabela oficial no site da Federação) constam como cancelados e sem indicação (no caso dos jogos em casa) de local/estádio. O 4º e último jogo seria com a Maga em Pomerode. Até agora, sem informação no site.
Dos 10 clubes, apenas o Internacional de Lages(Estádio Amador), o Oeste de Chapecó(Estádio Belvedre), o Guarani de Palhoça (Estádio Renato Silveira) e o Caxias de Joinville (CT Irineu-foto) estão mandando seus jogos em suas cidades sede e estádios nela situados. Estes dados (distanciamento da base dos clubes e cancelamentos de jogos), mostram que muitos clubes estão fazendo suas divisões de base em regime de parcerias com clubes menores ou escolas de futebol e com isso, deixando de investir e colher para si mesmos, os frutos da formação.
Em 2009, a Terceririnha(Divisão de Acesso) teve apenas a disputa da Categoria Juvenil. Já na Segundona(Divisão Especial), teve apenas a disputa da Categoria Júnior. É importante que os clubes revejam as competições das categorias de base. Não devem estas competições, se tornar uma obrigação e um fardo mas sim! no mínimo, oportunidade de formação de atletas para a categoria profissional.

Postar um comentário

2 Comentários

Paul disse…
Juvenil - Caxias 1x0 Pinheiros
Junior - Caxias 5x1 Pinheiros

No site da FCF não está o resultado, mas já está a súmula do jogo.

Parabéns pelo blog e por dar atenção a uma competição tão pouco valorizada.
Espero que meu Gualicho se livre logo disso...

Att,
Paul.
Silvio Kohler disse…
Valeu Paul. A intenção do post e outros é essa mesmo: Não cair no lugar comum de falar 'tudo' sobre o que 'todos' falam sobre os 'grandes'.
Sorte ao Gualixo. De Norberto Hope, Fontan & Cia.