ADS 728x90

2ª Divisão Carioca: É campeão.

Foto: André Mourão/Agencia o Dia - É CAMPEÃO
Não foi a 'Taça dos Campeões" em Junho de 1982 (como afirmou diversas vezes o Sport TV durante a transmissão ontem a noite direto do Estádio do America em Mesquita -município da Baixada Fluminense - para todo o Brasil) a última conquista do América do Rio de Janeiro. Foi sim, a ''Taça Rio" naquele mesmo ano, mas no mês de Novembro, o último 'pódium' Rubro.
Que diferença faz isso para a apaixonada, resistente e sofrida Torcida Americana? Depois da volta olímpica (com 1 rodada de antecipação), tudo foi festa.
O America, que nasceu á luz dos melhores princípios de espírito desportivo (Belfort Duarte foi um dos responsáveis por isso e de certa forma, um "Barão de Coubertin" Rubro), sofreu e muito nas últimas décadas para poder "apenas" competir em competições que no passado, tinha presença obrigatória. A "Tragédia" da queda Americana no entanto, não teve somente a participação externa ou seja; não foi somente "a má vontade - leia-se o Clube dos 13 que excuiram o America da Copa União mesmo sendo 3º Classificado no Brasileirão de 1986 - dos OUTROS grandes" que fizeram o futebol Rubro (grande no passado) apequenar-se. A ausência de renovação de suas lideranças internas, contribuiu e muito para isso. A tragédia verteu o vermelho sangue do pavilhão Rubro, com a participação de dirigentes descomprometidos com a história e a tradição do clube. Dirigentes que taparam os ouvidos para não escutar o clamor das arquibancadas e o sofrimento de uma paixão centenária.
Mudar era preciso ou então, morrer. Foi das arquibancadas que veio a mudança. Torcedores fizeram valer o "UNIDO VENCERÁS" do hino de Lamartine, outro entre tantos ícones em Vermelho Sangue. Foi difícil. Após a queda final para o Abismo da Segundona Carioca em 2008, o clube respirava por aparelhos.
Muito trabalho, empenho, dedicação, preocupações e sofrimento. O resultado - da luta dos Torcedores reunidos em torno do Presidente Torcedor Dr. Ulisses Salgado - apareceu em cores mais vivas do que núnca, na noite de ontem em Mesquita.
É CAMPEÃO. É CAMPEÃO. O DIABO VOLTOU.
O gritou atravessou a baixada e chegou ao Rio e a Tijuca, sede do clube e de onde deverão ser traçadas as linhas para a estreia no Cariocão de 2010. Será diante do Madureira e talvez no Estádinho da Rua Aniceto Moscoso, lá em Madureira mesmo. Não tem problema. A história do America é uma história de luta, de graças alcançadas pelo Amor ao Pavilhão que "TEM A COR DO NOSSO CORAÇÃO".
Silvio Kohler - Uma paixão Chamada America.

Postar um comentário

1 Comentários

Amilton Curiba disse…
Grande Silvio parabens. Voce e tantos outros que não fazem de conta e assumem suas paixoes, representam um diferencial, na vida um exemplo. O América é de todos o segundo mas voces hoje são os primeiros. Viva o America.