ADS 728x90

Especial: O incrível Oeste de Ivanir Soliman.

Foto: Silvio Kohler: Ivanir Soliman na saída do estádio após a vitória suada em Indaial.
Capitulo 1 - A Vitória
Quando cheguei em casa no Sábado (15/08) ás 18:30 Horas após ter feito a cobertura e somente Stadion estava lá em Indaial no 'acanhadíssimo' Estádio Jorge Hardt da Associação Atletica Unidos da Cohab onde a desconhecida da maioria da imprensa, Associação Maga manda seus jogos, contei aos meus familiares a história de um valente.
A história do Oeste Futebol Clube da cidade de Chapecó e seu Presidente, Treinador e faz tudo Ivanir Soliman.
Ivanir Soliman (goleiro de vários clubes catarinenses e de outros tantos pelo Brasil afora nas décadas de 70 e 80), embarcou em Chapecó ás 18:00 Horas da manhã de Sábado em um Micro-Onibus com seus 18 jovens jogadores, o massagista Canisio e o Preparador Físico Valmor depois de ficarem sabendo 'por acaso' (através de ligação de Soliman para as Rádios de Chapecó) que o jogo com a Maga havia sido antecipado de Domingo para Sábado a tarde.
"Alguem ligou de Indaial para as Rádios de Chapecó oferecendo transmissão a partir de Indaial e assim fiquei sabendo. Sai correndo atrás de todos e conseguimos embarcar cedo."
Essa é a Divisão de Acesso de Futebol Profissional de Santa Catarina. Muito empenho, muito sofrimento e pouca paga. "Pagamos a profissionalização do Oeste Futebol Clube embora com muito custo. Sou apaixonado por futebol." Diz o ex-goleiro Ivanir (jogou entre outros clubes do Brasil, nos Catarinenses do Palmitos, Xanxereense e Caçadorense na década de 70) falando calmamente após ser cumprimentado e se despedir do Treinador da equipe da casa Alexandre Pandóssio (aquele mesmo que foi goleiro do Criciuma Campeão da Copa do Brasil em 1992 ).
"O futebol é simples. É empenho, entrega e trabalho. Para mim, é mais que isso. É minha vida." Dispara um homem ainda com movimentos firmes embora já com 62 anos. "Sei montar times bons e baratos. Não tenho condições de fazer mais, mas se pudesse, faria muito mais." Ivanir impressiona pela humildade e pela seriedade. Ele acredita no que diz. Talvez resida alí, seu maior trunfo.
Quando o árbitro Rodrigo Borba apitou o inicio do jogo, o Oeste Futebol Clube (que não deve ser confundido com o outro Oeste, o Esporte Clube e também fundado por Soliman e campeão Estadual de Futebol Amador em 2007) se lançou ao jogo com muita 'pegada'. Vestidos com um belo conjunto vermelho e branco, os onze valentes de Soliman não deram tregua ao adversário. O campo de dimensões pequenas, tornou-se uma arapuca para o dono da casa. A Maga tentava sair para o jogo mas não conseguia. Assim foi o tempo todo.
Ao término do 1º tempo, Ivanir sugeriu mais atenção ao seu ataque nas finalizações. "Não podemos perder gols assim" ele disse ao camisa 10 Evandro, que cabeceou (sozinho ao receber cruzamento da esquerda) a direita do gol de Ciro.
"Em nossa estreia em casa (o Oeste jogou em Xaxim no Estádio da Montanha, embora o clube tenha sede em Chapecó) tomamos o gol da derrota aos 38' da etapa final. Descuido por conta da juventude do time. No entanto, são jovens bravos que querem crescer no futebol. "
Na etapa final, o Oeste volta com a mesma 'pegada'. Marca com firmeza e procura ser sempre ofensivo. Aos 7' acontece o lance do jogo. Novo cruzamento da esquerda e o atacante Jorge apenas cumprimenta de cabeça para o fundo do gol. Gol do Oeste. Festa dos visitantes. Soliman apenas sorri de alegria.
Em vantagem no placar, Soliman começa a trocar as peças cansadas (pela viagem e pelo calor do inverno da cidade com a temperatura média mais alta do estado). Gilson no lugar de Tedy, Peixe no lugar de Grilo e Tanguinho no lugar de Evandro. O tempo vai passando. Já nos descontos, os donos da casa tentam "botar" aquela pressão final, mas o Oeste segura a vantagem até o final. Fim de jogo. Vitória do Oeste Futebol Clube. Vitória de Ivanir Soliman.
Capitulo 2 - As vitórias de Soliman. Amanhã.

Postar um comentário

2 Comentários

Marcelo Junkes disse…
Parabens Silvio. Só você para nos contar mais uma historia do futebol nosso de cada dia.
marcelo disse…
bem noticiado Silvio... Como ter acesso a tabela de jogos do Oeste na div. de acesso do catarinense? gostariamos de acompanhar a equipe e incentivá-la, fazer algo na internet para que o povo de chapecó e região possa acompanhar a equipe, talvez até uma ajuda com estampas nas camisetas, se tiver alguma informação favor enviar pelo email: seloestampas@hotmail.com