ADS 728x90

Operários da bola.

Foto: Site Oficial - Operários Mafrenses

Embora tenha sido fundado no dia 21 de Agosto, o Operário Futebol Clube de Campo Grande-MS, nasceu para ser uma alternativa de reunião dos trabalhadores. Foi o 'Galo', o maior dos Operários. Realizou boas campanhas nos Campeonatos Brasileiros nas décadas de 70 e 80, sendo o 3º lugar na classificação final do Campeonato Brasileiro de 1977; seu melhor desempenho. Com a 'fundação' do 'Clube dos Treze' começou a concentração e a verticalização do 'negócio' futebol e clubes médios e pequenos por todo o Brasil, entraram em um processo irreversível de decadência.

Em Várzea Grande-MT foi fundado em 1º de Maio de 1949, o CEOV - Centro Esportivo Operário-Várzea Grandense. O 'Chicote da Fronteira' (como é conhecido o Operário) teve bons momentos no futebol do Mato Grosso, sempre rivalizando com a dupla Mixto e Comercial. Atualmente também passa por dificuldades o clube de Várzea Grande.

Em Ponta Grossa-PR foi fundado em 1º de Maio de 1912, o Operário Ferroviário Esporte Clube. O 'Fantasma' assustou os 'grandes' do futebol Paranaense no passado e chegou a disputar o Campeonato Brasileiro em 1981. Hoje tenta subir da 2ª Divisão Estadual para a 1ª (da Série Prata para a Série Ouro).

Santa Catarina também tem seu Operário. É (atualmente) a Sociedade Esportiva e Recreativa Operários Mafrenses mas, foi fundada como Clube Atlético Operário. Já disputou a 1ª Divisão Estadual e tentou voltar para 1ª Divisão mas sem sucesso. Veja na foto, os Operários Mafrenses de 2005.

Estes são alguns dos clubes Brasileiros que carregam homenagens aos trabalhadores. Bom Feriado do Dia do Trabalho a você.

Postar um comentário

2 Comentários

Marcelo Junkes disse…
nessa foto do operario mafrenses o terceiro de pe é o rafael do metrpoliano? parecepelomenos?
Daniel Gonçalves disse…
Grande Rafael Pereira. Tá na Romênia hoje.