ADS 728x90

Mais um. Caiu o "Bicho-Papão".

Foto: Arquivo AFC - América 3º do Brasil em 1986
Fundado em 1937, o Moto Club de São Luís conseguiu no Campeonato Maranhense da 1ª Divisão de 2009, o que jamais esperava:o rebaixamento para a 2ª Divisão.

No último Domingo a tarde (11/05), o "Bicho-Papão" não poderia perder para seu histórico e tradicional rival, o Sampaio Correia. O Rubro-negro conseguiu perder por 2 x 0 e ficou (entre os 10 clubes participantes da competição) na 9ª e penúltima colocação ao final das fases iniciais do Turno e Returno da competição. Junto com o Itinga Esporte Clube (último classificado), o Moto está rebaixado. O regulamento das competições estaduais reza que somente poderá disputar a Segunda Divisão Estadual no ano seguinte a que foi (o clube) rebaixado. No entanto, a Diretoria do Moto Club sonha ainda (a Segunda Divisão é disputada somente no Segundo Semestre), em disputar o acesso ainda em 2009. Conseguirá?

Assim como o Moto Club, que ainda é 52º classificado no Ranking Oficial de Clubes da CBF e inclusive irá disputar a Série C Nacional de 2009, outros históricos e tradicionais clubes do futebol Brasileiro tem passado por dificuldades de toda sorte e caído para divisões secundárias estaduais e ainda, se distanciado das competições nacionais. Na maioria dos casos, uma combinação de ingredientes tem produzido a queda, na verdade tragédias, de clubes como o Moto Club.

O América Football Club do Rio de Janeiro foi rebaixado para a Segunda Divisão Estadual em 2008 e está sem jogar oficialmente desde Abril do ano passado. Voltará no segundo semestre para tentar a volta para a Primeira Divisão Carioca. O "Diabo Rubro" (mesmo longe das competições nacionais) ocupa ainda, a 42ª Posição no Ranking Oficial da CBF. O América luta agora, contra o descomprometimento da última Administração do Clube para com sua grandeza histórica e também, contra a ausência de renovação do quadro de lideranças e de dirigentes do clube. O atual Presidente, Dr. Ulisses Salgado, conta com uma equipe que, como ele, desceu das arquibancadas e tomou os destinos do clube em suas mãos. Planejamento e participação compõe a dobradinha que poderá levar o clube a reviver os melhores dias do Futebol do clube mais querido do Rio de Janeiro. Pode ser que o América -unido a partir de seus torcedores dirigentes- volte a jogar como no ano de 1986 (foto) quando foi o 3º classificado final do Campeonato Brasileiro.

Tal qual o América-RJ, o Londrina Esporte Clube (o Tubarão) é o 32º classificado no Ranking Oficial da CBF. Na 1ª Divisão (a Série Ouro) Paranaense desse ano, superou-se: Entre os 15 participantes da competição, o LEC ficou em 13º e antepenúltimo lugar. Foi rebaixado. Neste ano, o Londrina vai para a Série D Nacional e terá a oportunidade de tentar o acesso para a Série C que poderá leva-lo para a Série B. Lá! quem sabe, possa lembrar o Londrina que foi o 4º classificado final do Campeonato Brasileiro de 1977 e chegar novamente a elite do futebol.

Em homenagem ao "bravo marinheiro gaúcho morto na Guerra do Paraguai", nasceu em 1919 em Itajaí-SC o Clube Náutico Marcilio Dias. No ano em que completou 90 anos de fundação, o Velho Marinheiro fez sofrer sua apaixonada torcida: o clube foi (já havia sido na década de 90) novamente rebaixado para Segunda Divisão (Especial) Barriga-Verde. Estrangulado por dificuldades financeiras, boatos davam como certa a sua desistência da Série C Nacional deste ano. Pressionado pela Fúria Marcilista (sua torcida mais radical), o clube foi a luta. O Rubro-Anil portuário é o 117º classificado no Ranking Oficial de Clubes da CBF.

Moto Club de São Luis-MA, América do Rio de Janeiro, Londrina do Paraná e Marcilio Dias de Itajaí-SC, escreveram paginas vitoriosas no futebol Brasileiro. Que voltem a elas. É o que esperam seus torcedores.

Postar um comentário

2 Comentários

Ernesto disse…
como em tudo nesse mundo loco, os grandes estao engolindo os medios e os pequenos. no futebol nao é diferente. a globalização da economia, produz a globalizaçao também do futebol. no passado, quem sabia de manchester, barcelona, bayern e outros cantados pela midia global?
Boa sorte a esses que estao lutando ainda.
Anônimo disse…
Sangue!