ADS 728x90

Div. Acesso: Quem são eles? Um "Raio-X" dos corajosos.

Foto: Silvio Kohler - XV de Outubro de Indaial em 2007 no Estadual de Amadores


Quem são os onze clubes que participaram da reunião primeira sobre o "Catarininha 2009" na Federação Catarinense de Futebol? A seguir um "Raio-X" inicial dos corajosos.
Grupo A
Oeste:
Clube amador da cidade de Chapecó. Participa do Campeonato Estadual de Amadores deste ano e seu dirigente principal é Ivanor Soliman (ex-Técnico do Maravilha e ainda, do Curitibanos). Não deve ser confundido com o outro Oeste (também de Chapecó), dirigido por Ari Maier e Campeão Estadual de Amadores ano passado.
Mafra:
Sucessor em Mafra, do Clube Atlético Operário (décadas de 70/80), do Operários Mafrenses (2005) e Peri Ferroviário (2006), últimos representantes da cidade de Mafra no norte do estado. O Estádio Alfredo Herbst (Pedra Amarela) é pequeno e acanhado.
Caçador:
Ano passado o Caçador Atlético Clube (sucessor da Associação Caçadorense e da Kindermann como representante da cidade de Caçador), não foi bem na disputa da Divisão Especial em "parceria" com o Navegantes Esporte Clube/NEC, detentora de uma vaga na competição. Agora com os pés no chão, investimento nas categorias de base e apoio da cidade, o Caçador pode ser candidato ao acesso. O Estádio Carlos da Costa Neves (conhecido como "Baixada") deverá ter sempre bom público.
União de Timbó.
Parado desde o final de década de 60, voltou em 2003 para a disputa da Segunda Divisão. Já esteve (em 2005) na Primeira Divisão e nela, foi saco de pancada. Virou assunto em âmbito nacional, diante das goleadas que tomou durante aquele ano. Depois disso, perdeu o rumo e deixou de honrar sua bela história na época das competições regionais na década de 60. Em 2007, participou da Divisão de Acesso (havia então a Divisão Principal, Divisão Especial e Divisão de Acesso) e foi suspenso 2 vezes da competição por não pagamento de taxas, perdeu pontos por utilização de jogadores irregulares e....bom! Tomara que volte com um mínimo de sustentação financeira e organização. Os Timboenses adoram futebol e merecem um União com os valores do passado, cada vez mais distante.
Internacional de Lages.
Campeão Catarinense de 1965, o Internacional teve como último grande momento, a conquista da Segunda Divisão de 2000, quando seu artilheiro (Kuki - aquele mesmo do Náutico Capibaribe) marcou 31 gols e deixou o Joaçaba com o Vice-campeonato. Em 2002 participou ainda da 1ª Divisão Estadual mas quem estava "subindo" naquele ano (para disputar em 2003 a Primeira Divisão) era o Clube Atlético Lages. Bem! em Lages o futebol passou (infelizmente) a ser uma "aposta nova" a cada ano. Lages também gosta de futebol e merece um clube de verdade. Com a tradição e a força do "Colorado Serrano" do passado.

Grupo B
Maga
Pode um clube ( SEM nunca ter disputado competição profissional) ter jogadores com contratos registrados na CBF e na Federação Catarinense de Futebol? Com a palavra....quem souber responder sobre a Associação Maga que o faça. Deseja mandar seus jogos no Estádio da Associação Comunitária Unidos da COHAB (Bairro de Indaial). Hum...será que conseguirá liberação para disputar competição profissional no Estádio Jorge Hardt? As corporações dos Bombeiros, Policia Militar etc...da Região, são muito rigidas.
XV de Outubro
A Sociedade Desportiva XV de Outubro de Indaial (ao lado do Tupi de Gaspar) é o que sobrou da força do futebol amador do Médio Vale do Itajaí das décadas de 60 a 80. Foi Vice-Campeã Estadual de Amadores e a partir de 2005 passou a ser uma escola de futebol. Parcerias com o Atlético de Ibirama produziram várias revelações como Leandrão (atualmente no Internacional), Arlan, Fabricio, etc...Ingressa no profissionalismo mas mantém o foco na formação de jogadores. O clube tem estrutura melhor que muitos profissionais. Estádio, alojamentos, cozinhas, Departamento Médico, etc...mas, tradição não ganha jogos. Seus melhores jogadores estão emprestados para clubes do Paraná que disputam a Segunda Divisão (Série Prata) daquele estado ou então, estão presos ao Atlético Hermann Aichinger (ainda representado pelo XV de Outubro nas Categorias Juvenil e Junior da Primeira Divisão).
Portuguesa
Navegantes tem um novo clube profissional. Já teve (em 2002) o Santa Catarina Clube. Em 2006 2007 o time da cidade era o Navegantes Esporte Clube. Agora é ... a Associação Atlética Portuguesa. Irá jogar no Estádio do Estiva.
Santa Catarina Clube
É o mesmo Santa Catarina Clube (SCC) fundado por Écio Pasca e que participou da Segunda Divisão em 1999 em Blumenau e acabou sendo um fiasco. Em 2002 esteve em Navegantes. Depois disso, sumiu. Voltou ano passado em São Francisco do Sul, mas, mandando seus jogos no Estádio (vazio) Ernestão em Joinvillle. O SCC descobriu Amauri (aquele da Juventus da Itália, ele mesmo) em 1999. Qual a próxima descoberta?
Capivariense
A cidade de Capivari de Baixo (vizinha a Tubarão) já teve os malfadados Academia de Futebol Sport Brasil em 2005 (com jogadores passando necessidades básicas) e depois (em 2007) a Associação Esportiva Cultural Ferroviário Capivariense. Os nomes não ajudaram certamente. Sorte ao Capivariense nessa nova tentativa.
Guarani de Palhoça
O "Bugre da Palhoça" subiu para a 1ª Divisão em 2003 e foi rebaixado em 2008 para a Segunda Divisão (Especial). Não a aceitou (protestou por inscrição de jogador irregular por parte do Tubarão) e acabou sendo rebaixado (por não ter disputado a Divisão Especial como fez o Brusque) para a Terceira Divisão. Tudo isso no ano passado. Tal qual o Internacional, tem pendencias financeiras na Federação.

Postar um comentário

1 Comentários

Mano disse…
União de Timbó de novo? A Federação deve exigir um caderno mínimo de estruturas para os clubes participarem. Novos calotes e novos vexames para o futebol catarinense á vista.