ADS 728x90

Regulamentos e 'Regulamentos'.

Confusão no REGULAMENTO DO CAMPEONATO ESTADUAL DA PRIMEIRA DIVISÃO DE PROFISSIONAIS DO RIO DE JANEIRO – CAMPEONATO CARIOCA 2009. Por que?

Por que? Ora bolas! Porque muitas vezes os dirigentes não conseguem escrever e assinar um regulamento que SEJA entendido e ACEITO universalmente. Mais que isso!não conseguem ler o que assinam.

Leiam (abaixo) o Artigo 19º e também seu Paragrafo único. Ele (o artigo 19º) é claro, assim como o Paragrafo único: As duas últimas associações que ao final dos dois turnos, tiverem obtido o menor número de pontos ganhos, serão rebaixadas. Isso não ocorreu. Apenas uma última associação (clube) com menor número de pontos (o triste Mesquita com apenas 8 pontos ganhos neste ano e que em 2008 na última rodada ganhou "de virada" por 4 x 2 do Duque de Caxias após estar perdendo por 2 a 0 e assim "rebaixou o América) e APENAS Duas associações ( Volta Redonda e Cabofriense com 15 pontos ganhos) em penúltimo lugar. O paragrafo único é claro e reza que precisaria haver empate entre MAIS de duas associações para que houvessem partidas a serem jogadas APENAS ENTRE AS DE MESMA COLOCAÇÃO.

Está certo o Volta Redonda. Não aconteceu empate entre MAIS de associações. Somente com duas: Volta Redonda e Cabofriense. Deve-se então, aplicar os critérios de desempate do Artigo 5º e nele, o Voltaço escapa do rebaixamento e manda o representante da região dos lagos - a Cabofriense - para o inferno da Segunda Divisão.

Detalhe: Após declarar a Cabofriense rebaixada à Segunda Divisão de 2010, em um programa de TV, no domingo (5), o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, convocou “em caráter de urgência”, os clubes que participaram da Primeira Divisão de Profissionais deste ano para a reunião do Conselho Arbitral, na próxima segunda-feira (13), às duas da tarde, na sede da entidade. A pauta principal tratará do descenso a luz do Regulamento do Campeonato Carioca deste ano, ou seja, os clubes convocados é que decidirão se Voltaço e Cabofriense terão de fazer jogos extras para se conhecer a segunda equipe rebaixada (o Mesquita ‘caiu’ na penúltima rodada da Taça Rio).

Pelo jeito, o rebaixamento carioca será na base do voto. Quem dá Mais?

"" DO DESCENSO E DO ACESSO Art. 19 – Com exceção das finalistas do campeonato, as duas associações que ao final dos dois turnos, tiverem obtido o menor número de pontos ganhos, dentre as participantes, serão rebaixadas para a Segunda Divisão de Profissionais, observado o disposto no parágrafo único.

Parágrafo único – Ao término do Campeonato, caso ocorra empate em pontos ganhos entre mais de duas associações colocadas nas penúltima e última colocações na tabela, serão submetidas ao descenso as duas que obtiverem o menor número de pontos ganhos nas partidas extras a serem realizadas entre elas, em sistema de ida e volta, jogadas apenas entre as de mesma colocação. Persistindo o empate em pontos ganhos, após as partidas extras, serão aplicados os critérios estabelecidos no art. 5º. ""

Postar um comentário

2 Comentários

Rafael LD disse…
E quando começa a Segunda Divisão Carioca, Silvio?

Estou torcendo pelo acesso do seu América e do Bonsucesso.
Silvio Kohler disse…
Rafael! Importante seu questionamento. Acredite: Ainda não temos a data de inicio da Segundona Carioca. Ano passado (com 26 clubes) ela iniciou em 26 de Julho e terminou em 5 de Novembro. Este ano, apenas sabemos que serão POR ENQUANTO, 21 clubes e que a categoria JUNIOR já tem seus grupos (não necessariamente iguais a categoria profissional) definidos. E assi...caminha o futebol carioca. Vejo nuvens negras no caminho do América que deseja...voltar para a primeira divisão. Obrigado pela visita.