ADS 728x90

"Libertas Quae Sera Tamen"

'Tiradentes esquartejado.' Quadro do Pintor Pedro América (1893)

Liberdade ainda que tardia. É a tradução do dístico em latim impresso na bandeira Mineira. Por conta é claro! do primeiro movimento de libertação do Brasil contra o jugo da coroa Portuguesa.

José Joaquim da Silva Xavier ( dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista politico) 'Tiradentes', foi o arquiteto da Inconfidência Mineira. Acabou sendo traído e levado a execução pública na cidade de Rio de Janeiro em 21 de Abril de 1792.

"Se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria ao Brasil". Disse o herói nacional. Publicamos (em homenagem a ele), quadro do pintor Pedro Américo de 1893 (do acervo do Museu Mariano Procópio) cujo título é 'Tiradentes esquartejado".

Tiradentes tem (depois de mais de 200 anos de sua morte), o nome em alguns clubes de futebol do Brasil.

No Distrito Federal, o Grêmio Esportivo Tiradentes foi vice-campeão distrital em 1992. No Pará, a Associação Atlética Tiradentes de Belém, disputou o Campeonato Estadual da Primeira Divisão deste ano. Em Fortaleza no Ceará, a Associação Esportiva Tiradentes está na Segunda Divisão Estadual, mas é proprietária do Estádio Presidente Vargas, com capacidade para 22.000 pessoas.

O mais conhecido clube que homenageia o mártir da Independência Brasileira é da capital Piauiense. trata-se da Sociedade Esportiva Tiradentes, alcunhado como Tigre e como Amarelão da PM, pois é o clube da Policia Militar. Mesmo afastado das competições de futebol profissional, ocupa a 85ª colocação no Ranking Oficial da CBF e disputou vários Campeonatos Nacionais nas décadas de 70 e 80.

Em Santa Catarina, encontramos 2 clubes que lembram o inconfidente mineiro. Em Tijucas, o Tiradentes Esporte Clube, que foi fundado em 21 de Abril de 1947 e chegou a disputar a 1ª Divisão Barriga-Verde no ano de 2003. O outro é da pequena cidade de Lebon Regis e a sua denominação é Sociedade Recreativa e Esportiva Tiradentes. Disputou a Segunda Divisão de Profissionais na década de 80.

Postar um comentário

2 Comentários

Fernando disse…
belo trabalho sobre Tiradentes. Esse tme de Lebon Regis é novidade pra mim.So lembro do Sao bento hehe
Anônimo disse…
como sempre nesse pais, quem quer arrumar as coisas só se ferra.