ADS 728x90

O Peixe afundou.

Foto: Estádio Domingos Gonzales (ainda com a cobertura do pavilhão e a arvoce no gol de fundo) - Foto - Site Oficial do TFC.

Muita vontade e muita dedicação mas também, muitos erros, muita improvisação e pouca estrutura financeira. Esta a leitura que faço do rebaixamento do Atlético Tubarão após a derrota do Peixe na tarde de ontem em Itajai diante do Marcilio Dias por 3 x 0.

O clube nasceu como Tubarão Futebol Clube. Foi em 25 de Maio de 1992. Com a responsabilidade de honrar o nome de seus antecessores ( a dupla Ferroviário - Campeão Catarinense em 1970 e Hercilio Luz - Bi-campeão Estadual em 1957 e 1958), que já não conseguiam bem representar a cidade no futebol profissional.

Os resultados no entanto, demoraram para aparecer e somente em 1997 e 1998 beliscou boas posições finais com dois vice-campeonatos estaduais. O tempo foi passando e as conquistas não aconteceram. Fora de campo, a união entre os dirigentes deixou de acontecer. Enquanto o Tubarão Futebol Clube se tornava ACRE ( Atlético Clube Recreativo e Esportivo Cidade Azul), o Hercilio Luz conseguia sua volta e organização como clube e a recuperação de seu Estádio Anibal Costa.

O Acre (que neste ano de 2009 se tornaria Atlético Tubarão) se segurava no já municipalizado Estádio Domingos Gonzales (que era do Ferroviário até a fusão), mas mandava seus jogos (pagando aluguel) no Estádio do Hercilio Luz pois o Municipal ficou sem cobertura por conta do Furacão Catarina e sem condições de jogo por falta de manutenção.

Erros na estruturação da equipe para o Catarinão 2009 (a cargo do Treinador Carioca Marcelo Cabo que pouco conhecia sobre o futebol Barriga-Verde), falta de Categorias de Base e também de estrutura financeira, promoveram uma campanha longe da tradição do passado do futebol Tubaronense.
Foram até agora, 15 jogos. Apenas 1 vitória, 2 empates e 12 derrotas. 11 gols marcados e gols 39 sofridos. Os números retratam o fracasso do Peixe e justificam seu rebaixamento faltando 3 rodadas a serem disputadas.

E agora? Ainda faltam ser disputadas as Categorias de Base (Juvenil e Junior) que são obrigatórias a todos que disputam a Primeira Divisão de Profissionais. Com que base? Com que motivação? A equipe profissional voltará oficialmente somente no segundo semestre de 2009, na Divisão Especial. É muito tempo sem futebol.

Postar um comentário

2 Comentários

Anônimo disse…
será que o tubarão volta ano que vem? acho que nao pois o hluz ta vindo para a especial e dois times é pesado pra qualquer cidade do interior. ahco que o tubarao morre.
Anônimo disse…
O Tubarão Futebol Clube e o "ACRE" não são o mesmo clube, não teve nada de mudança de nome.
O Tubarão está licenciado, o "ACRE" é um outro clube fundado na cidade.